4 de janeiro de 2013

Atividades para adaptação - Primeiros dias na escola.



Primeiro dia de aula na Educação Infantil


Os primeiros contatos com o ambiente escolar podem ser muito divertidos e cheios de ricas experiencias, porém nem sempre é tranquilo e calmo para as crianças. É comum o choro, pedir pra não voltar pra escola e em alguns casos até febre emocional e problemas digestivos. Tudo isso é causado pelo fator emocional e para ajudar nosso bebês nesse momento proponho algumas atividades e dinâmicas que podem ser feitas para reduzir a insegurança dos pequenos e aumentar o vinculo com a Professora , a escola e os colegas.



Você deve ajudar a criança a nomear o seu sentimento e conversar com a turma sobre suas possíveis causas. Deixe algumas plaquinhas em branco caso apareça algum sentimento novo no meio da brincadeira. Convida a criança  a mostrar como se sente naquele momento.


Ajude as crianças a descobrirem oque tem no espaço e a olhar os colegas de outra maneira. 
Incentive -as a explorar o ambiente e a ideia é encontrar os colegas. 


Após o desenho recorte o contorno e escreva o nome do aluno.Incentive a criança a observar o próprio corpo e trabalhe a auto-estima e a construção da auto-imagem. Foque nas particularidades mas também trabalhe as igualdades.


Essa brincadeira favorece a construção da identidade da criança. Avise que vai haver um baile e que elas precisam se arrumar para participar .Incentive a fazem caras e bocas diate dos espelhos, movimentos com o corpo, movimentem os acessórios. 


Este cantinho ajuda a criança a se sentir mais segura, trazer algo de casa ou uma foto com os familiares vai trazer mais conforto e segurança para a criança que esta iniciando sua vida escolar..




Algumas dicas que sempre dão um bom resultado.
1- Seja confiante e passe confiança para a criança, mostre que você esta ali para cuidar e que nada de ruim irá acontecer a ela.

2- Não fique mentindo sobre a saída dos pais, sempre explique que a mamãe e o papai irão embora mas voltarão para buscá-lo.

3- Não retire a criança dos braços dos pais deixe que eles a entregue pra você ou a coloque na sala, porquê ao  fazer isso ela pode entender que você que é o provocador desse desconforto.

4- Planeje a rotina da criança de forma que ela se adapte mais facilmente.

5- Nos primeiros dias trabalhe com muitas atividades lúdicas.

Dicas para os pais

• Visite a escola antes do começo das aulas. Assim você se sente seguro quanto às instalações e seu filho logo também vai sentir segurança no local.Leve-o para conhecer a escola.

• "Nada de choro". Em vez disso, diga frases como: "Agora você vai fazer muitas  coisas legais, depois venho buscá-lo ".Fale de como é bom ficar na escola, conhecer novas pessoas, fazer coisas novas.


• Fique atento nos sinais. Se a criança sempre alega dores bem na hora de ir à escola, se chora ou demonstra ansiedade antes de toda aula, investigue os motivos em parceria com a escola.









Beijos .
Stela Santos