4 de novembro de 2013

Atividades de coordenação motora ampla para a Educação Infantil ( maternal)





A criança nos níveis iniciais da educação infantil são ainda muito pequenas e precisam desenvolver suas capacidades motoras e sensoriais. A pedido de nossa leitora Tarcinari ai vão algumas opções de atividades para essa turminha tão especial. =)

Nessa etapa da educação infantil deve ser trabalhado com a criança conceitos básicos que vão servir de base para o aprendizado posterior da educação infantil. A atividades motoras indicadas para essa faixa etária são:

1. andar livremente, batendo palmas;
2. andar para frente;
3. andar de costas;                                                             
4. andar com as mão na cabeça ou na cintura;
5. andar na ponta dos pés;
6. andar encostando um pé à frente do outro;
7. andar sobre diferentes tipos de linhas traçadas no chão (retas e curvas) ou sobre o contorno de figuras geométricas;
8. andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão;
9. andar procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar palmas, batidas do pé, músicas etc para marcar o ritmo);
10. andar aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo em estímulo auditivo (música,por exemplo); cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.

Coordenação motora ampla com: Cordas 
  • Usando uma corda em sala de aula você pode montar circuitos com caminhos, onde a criança deve caminhar sobre ela. Para que não fique enfadonho escolha uma música,coloque prêmios ao final do percurso e incentive para que chegue até o final. Lembre-se que não é um jogo não ha vencedores ou perdedores, pois cada criança tem um ritmo de maturação diferente.
  • Lembra daquela velha brincadeira da cordinha? Pois bem, pode pedir a ajuda de duas crianças para segurarem a corda em quanto os outros tentam passar por baixo ou por cima.Nunca esqueça dos conceitos básicos nesse caso, em baixo e em cima, alto e baixo.
  • Mesmo muito pequenos pode fazer o velho e divertido cabo de guerra.
Coordenação motora ampla com: Bambolês

  • Espalhe os bambolês no chão da sala e peça para as crianças caminharem sem pisar dentro deles, faça também ao contrário pedindo que pisem apenas dentro. Essa brincadeira pode ser diversificada através da forma como a criança vai passar pelo percurso. Sempre do mais simples ao complexo peça para andar, pular, pular com os dois pés, pular comum pé só.Isso promove na criança uma maior estruturação espacial agilidade e destreza.
  • Coloque garrafas pet no centro da sala ou cones e peça para as crianças em uma certa distancia lançar os bambolês para que alcancem as garrafas.
 Coordenação motora ampla com: Espelhos


  • Brincando de faz de conta no espelho os alunos deverão imitar estátuas, verificar quem é capaz de andar com passos de gigantes,imitar animais,rolar como uma bola, bater palmas, bater os pé no chão.Observe se houve concentração, interação com o espelho e com os colegas e exploração dos gestos e materiais. Sempre que possível, repita a sequência com outras propostas e brincadeiras.
  • Faça um baú de fantasias, com roupas , sapatos a acessórios para eles se fantasiarem em frente ao espelho.Faça caretas, sons e solte a imaginação.

EIXO: MOVIMENTO AMPLO , LINGUAGENS
OBJETIVOS: DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA, LATERALIDADE, PROMOVER EQUILÍBRIO , CAPACIDADE SENSORIAL E ESPACIAL.

Fontes:
blog.educacaoadventista.org.br
orientarpedagogos.blogspot.com.br
educacaofisicaeacao.blogspot.com.br

educação infantil, coordenação motora ampla, movimentos,
eixos,bambolê, cordas, espelho, circuito.




Queridos Educadores!
Estou amando a participação de vocês, continuem assim. 

Participem =)
Beijos, Stela Santos