28 de janeiro de 2014

Dicas de como organizar a sala depois de uma aula criativa com crianças



Organizar o ambiente depois de uma aula criativa tem sido um problema pra você? Limpar a sala, as crianças, os objetos e tudo o que ficou fora do lugar é cansativo? É este o desafio que você enfrenta também? Se assim for, você definitivamente não está sozinho! 



1 - Use Música 
imagem: jacuipenoticias.com
Use um pedaço de música como I'm A Believer (aquela do Shrek)  para sinalizar o tempo. Cada vez que eles ouvirem a música significa que é hora de parar tudo e arrumar. É muito simples e eficaz. Escolha sua música de arrumação.

 2 - Envolver as crianças no processo 
imagem: educaçãoeinfancia.com
Antes de começar explique pras crianças que elas precisam ajudar a organizar a sala e os materiais junto com a professora (ou professor).
Dê-lhes funções: uma guarda os pincéis, outra guarda as tintas, outra te ajuda a guardar os cadernos... E assim tudo vai pro seu lugar rapidamente.


3 - Organize antes
imagem: tinkerlab

Ser organizado faz a limpeza ser rápida e fácil. Coloque disponível para as crianças caixas ou cestos para serem usados na divisão do material após o uso. Depois é só você pegar (as caixas ou cestos) e guardá-los no local apropriado. Um cesto para os lápis, um cesto para as tintas e assim vai...

4 - Defina um tempo.

Marque um tempo para terminar. Coloque no despertador do celular e... já!!!



5 - Não fuja dos trabalhos manuais e criativos.
imagem: tinkerlab
Os trabalhos manuais são muito importantes para o desenvolvimento motor da criança. Não deixe que a bagunça e a possível sujeira na sala de aula atrapalhem o desenvolvimento dos anjinhos.

Texto baseado no artigo :Tips on How to Clean Up After a Creative Session with Kids . Do site tinkerlab.com.



Espero que gostem.
Beijos, Stela Santos